RÁDIO CIRCUITO MIX

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Barbie: De brincadeiras infantis a nome de tribo gay, a influência da boneca cinquentona





***Loura, com algo em torno de trinta centímetros, ela faz bater mais forte os corações de meninas e meninos. Ela é Barbie, ícone inconfundível da cultura pop, a boneca mais cool do mundo. Hoje ela chega aos cinquenta anos tão em forma quanto Madonna e tão na ativa quanto Morrissey.
.
A Barbie é mara, uma boneca muito hype. Se fosse uma pessoa, ela seria fervida, se jogaria a noite e teria um monte de amigos gays. Porque a Barbie é um luxo só. Já inspirou estilistas, coleções, filmes, desenhos, músicas e até outras bonecas. Barbie é a mais polivante, a mais eclética de todas. Antenada e versátil, ela é moderna e atual. Há museus em sua homenagem, há lojas gigantescas com seus mais de 900 modelos.
.
Uma boneca com várias faces. Que trabalha em lanchonete, dá aulas, é veterinária, dentista, manobrista, ginasta... e também é princesa, fada, rica e possui uma mansão, um carro conversível e um ex namorado que é gostoso e, diga-se, tão "barbie" quanto ela. A boneca já apareceu em vestidos de noivas finos e só de blusinha e calça jeans. Por essas e outras, Barbie é pós-moderna, multi-facetada. Seus cabelos mudam de cor só com água fria e canetinha. Algo imagético, como um símbolo das mudanças cada vez mais rápidas das sociedades contemporâneas.
.
Barbie é referência e já influenciou pelo menos três gerações. Seu estilo independente acompanhou e ditou tendências. Barbie evoluiu com o passar dos anos. Não à toa, as meninas são suas fãs. Não à toa, os meninos também são, embora estes sempre tenham que aguentar piadinhas sobre suas sexualidades.
.
Que atire a primeira pedra quem nunca brincou de Barbie e inventou histórias românticas ou enredos mais mirabolantes, como traições e dramas familiares tendo a fofa como protagonista. Qual a bicha, trava ou até sapatão, não teve ou quis ter uma boneca, mesmo que genérica, como a Barbie? Quase uma síntese ou um emblema da genialidade humana.
.
Seu slogan, "tudo o que você quer ser", também não foi criação do acaso. Barbie realmente é uma inspiração. Uma doce inspiração cor-de-rosa que acalenta as brincadeiras infantis e que deu origem até ao nome da tribo gay de homens fortes, bombados, sarados, siliconizados. De plástico, como a Barbie, todos somos um pouco. Por isso, na data de hoje, em que ela faz aniversário, nada como tirar aquela sua velha Barbie do armário.***
.
Gente, achei legal postar esse texto, porque semana passada, estava na balada com umas amigas e avistamos uma Barbie na pista..... Isso mesmo, uma Barbie, no bolso de um rapaz que estava dançando na pista. (risos)
A Barbie virou a atração da noite. Ela dançou, pulou e fez o maior sucesso. (risossss) Olha isso:


2 comentários:

  1. kkkkk
    So lendo voce aqui, a gente tem ideia da influência dessa boneca. Isso é uma madona das bonecas. Agora o cara com ela na pista, é hilário. Contando, ninguem acredita.
    Abraços e bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  2. UhuuuL ameii a barbie fez parte da minha infância bom em segredo mais fez rsrsrs
    amei o artigo muito show para bens pelo blog
    sucesso!!!

    http://sonhosdeumainfancia.blogspot.com

    ResponderExcluir